SER MODERNO E ACOLHEDOR, TAIS SÃO OS OBJETIVOS DO LAR UNIÃO

Nos últimos dez anos, o LAR UNIÃO vem passando por um processo de modernização constante, visando sobretudo oferecer qualidade e segurança. Mudanças no atendimento e acolhimento de idosos, trabalho conjunto de uma diretoria composta de voluntários e uma equipe com formação multidisciplinar trazem o resultado que vemos hoje. Um Lar com modernas instalações, totalmente informatizado, como o prontuário eletrônico dos residentes e programa de controle financeiro e de compras desenvolvido pela Alterdata, além de uma comunicação mais ágil nas mídias sociais.

O Lar União foi reprojetado para oferecer apartamentos modernos funcionais, decorados em cores vibrantes. Pisos nivelados sem degraus e batentes trazem conforto e segurança, valorizando o conceito de acessibilidade para os idosos.

No que diz respeito à sustentabilidade, hoje possuímos uma central que distribui água quente proveniente de placas solares para todos apartamentos e cozinha, reduzindo em 50% o consumo de gás. Temos uma central automática de reuso de águas cinzas, que após tratamento químico gera água cristalina para a descarga dos vasos sanitários propiciando uma redução de consumo de água e de geração de esgoto.

As redes hidráulica e de eletricidade foram refeitas conforme as mais modernas técnicas de engenharia, Nossa lavanderia instalada recentemente no 5º pavimento, destinado aos vestiários dos funcionários e depósitos, foi projetada dentro das normas da ANVISA e possui uma estufa que recebe luz solar para secagem de roupas, sempre seguindo nossos princípios de sustentabilidade.

Hoje está em final de projeto uma grande área de lazer e caminhada no local onde foi demolida a antiga casa que servia à administração. As gerencias administrativas foram transferidas para o prédio denominado “chalé”, que foi utilizado por muitos anos para hospedagem de moradores e hoje perdeu esta finalidade, por estar longe da central de enfermagem.

Os novos elevadores eletrônicos de grande capacidade, alta eficiência de funcionamento e baixo consumo de energia, garantem um fluxo de circulação de pessoas sem riscos de sobrecarga, sendo que um deles funciona mesmo nos períodos de falta de energia pois está ligado ao gerador, que entra automaticamente em funcionamento.

A nova sinagoga localizada no pavimento térreo, construída junto ao salão de eventos foi transferida do 1º pavimento, com todo seu mobiliário original. Em seguida, ao seu lado, foi construída a Praça das Mulheres, uma justa homenagem às mulheres que se destacaram ao longo dos últimos 100 anos.

A fim de apurar o conceito de cuidados permanentes aos residentes, foi criado o serviço de cuidadoras compartilhadas, com postos de atendimento e monitoramento por câmeras e chamada sem fio nos andares. Para isso, foi fundamental a formação da equipe e o treinamento dos profissionais da casa. A equipe afinada com os novos procedimentos, aliada à tecnologia, sobretudo à noite, oferecem segurança e conforto aos moradores que integram este sistema, permitindo a dispensa de suas cuidadoras particulares e respectiva redução de custos.

Coordenar estes trabalhos de modernização junto com nossa diretoria e poder ofertar meus conhecimentos técnicos em prol de uma instituição sem fins lucrativos, que se aprimora a cada dia, me enche de orgulho e satisfação. Como profissional de engenharia, oferecer meus conhecimentos na minha área técnica é o mínimo que posso fazer, doando um pouco do meu tempo para ajuda humanitária, além de fazer parte do conceito judaico de ajudar ao próximo.

Para mim é uma experiência emocionante conversar com os nossos moradores, entender as suas dificuldades e ouvir os seus desejos, para transformar a solução das suas necessidades em realidade e poder ver o sorriso de satisfação quando são atendidos.

Alguns exemplos dessas demandas fizeram com que começássemos a analisar o serviço de alimentação com comida kasher, em implantação. Estamos também estudando a abertura para curtas permanências, em caso, por exemplo, de recuperação médica ou cirúrgica ou de férias de familiares.

Meu agradecimento aos nossos moradores e suas famílias pela parceria, aos ativistas pelo incansável trabalho voluntário em prol da nossa causa, àqueles que fazem doações para a manutenção, melhoria e projetos do Lar União e à equipe de funcionários pelo esforço e dedicação.

Shalom, muita Paz.

Nelson Schneider
Presidente do Lar União
(Maio de 2024)