ADMINISTRAÇÃO
Petropolitana, com muito orgulho, caçula de 4 irmãos, Marcela Weber Barbatti, com muita coragem e independência, saiu de casa “para estudar”.
Formada em técnica de enfermagem pelo Colégio Santa Catarina, em Petrópolis, partiu para o Rio de Janeiro em 2000, em busca de melhores oportunidades.
Seu primeiro emprego foi na Clínica Rio Laranjeiras, onde foi direcionada para a área administrativa. Ali pôde juntar seus 2 interesses: trabalhar na área de saúde e cuidar das pessoas. Assim, decidiu se aprimorar e fez curso de Administração Hospitalar na Faculdade São Camilo, na Tijuca, seguida de uma pós graduação em Administração da Qualidade na Universidade Cândido Mendes. Nessa ocasião, trabalhava como Assessora da Diretoria, responsável por Qualidade e Finanças de um laboratório de análises clínicas.
Inquieta, Marcela viu então um anúncio de recrutamento de Gerente Administrativo de uma casa de idosos, publicado no jornal O Globo. Pronto! Surgia “A” oportunidade de juntar tudo: os estudos, a experiência, e o “cuidar”.
Esta casa de idosos é o Lar União, onde, depois de ser entrevistada pelo Diretor Financeiro Luis de Carvalho, na gestão do presidente Alexandre Dodeles, Marcela foi contratada em abril de 2010, substituindo Cristina, a profissional da Administração que tinha sido aprovada num concurso público e estava deixando o Lar. “Foram 15 dias de treinamento e depois tive que me virar”, diz Marcela. Mas Luis de Carvalho ajudou muito.
Quando chegou, o Lar contava com 38 moradores. 5 anos depois o número praticamente dobrou e em 2015 foi então contratada a assistente Rafaela Miranda, com quem passou a dividir as tarefas administrativas.
Além da parte financeira, do controle dos pagamentos e da manutenção dos arquivos e informações de moradores e associados, Marcela cuida das certificações do Lar, fundamentais para as autorizações de funcionamento de uma entidade beneficente, em diversas instâncias e órgãos federais, estaduais e municipais. “Aprendi muito sobre filantropia e é grande a nossa responsabilidade na certificação da qualidade da nossa ILPI”, ela afirma.
Com o passar dos anos, a informatização e as novas tecnologias, o trabalho se tornou mais interno que externo, porém as funções se acumularam e hoje Marcela cuida também, junto com a empresa de contabilidade e recursos humanos, do departamento pessoal, seu grande desafio.
E quando não cuida da administração do Lar, o que faz? Suas paixões: a fotografia e os trabalhos manuais. Hoje está focada no crochê, que aprendeu “com minha madrinha, canhota como eu”.
Marcela diz que amadureceu muito no Lar União, e continua amadurecendo e aprendendo até hoje. Ela diz ser muito grata ao Lar, por tudo que aprendeu e pelo apoio que recebeu, nos momentos que precisou.