NUTRIÇÃO

Mirian Nobrega da Silva é a mais recente aquisição do Lar União. Passou a fazer parte da equipe multidisciplinar no segundo trimestre de 2024.

Formada em Nutrição pela Universidade Salgado Oliveira – UNIVERSO – , apaixonou-se pela área, com foco na alimentação dos idosos 60+.

Seu caminho profissional na área não foi imediato. Ao se formar, tornou-se professora do ensino fundamental, fez trabalhos administrativos, até decidir parar tudo e voltar a estudar na área pela qual tinha se apaixonado na Faculdade. E se especializou. “A refeição para um idoso é um momento de prazer e de socialização”, diz Mirian. “E nossa responsabilidade é oferecer melhoria da qualidade de vida, com alimentação saudável, respeitando a cultura e a história do idoso. E isso de forma técnica, fazendo o balanceamento de proteínas, carboidratos e lipídios, E com bonita apresentação e variedade de nutrientes!” O acompanhamento regular do peso também faz parte da rotina, na medida em que conforme o resultado, se decide por maior ou menor necessidade de ingesta.

Com 5 anos de experiência em ILPIs, Mirian ressalta que também é preciso levar em conta as características individuais dos idosos, quando há alterações fisiológicas naturais da idade, oferecendo pratos com diferenciação de consistência, e de ingredientes no caso de comorbidades, como o diabetes, por exemplo. Há que também se preocupar com adequações no caso de dificuldades de mastigação e deglutição. Tudo isso é analisado na hora da montagem do cardápio. A leitura do cardápio, aliás, é um momento apreciado pelos moradores do Lar União. É uma atração dar uma olhadinha no que será servido cada dia no almoço e no jantar!

Mirian assina como responsável técnica de nutrição do Lar União. Na chegada de cada morador, sempre realiza uma entrevista para conhecer o perfil, as preferencias, hábitos e paladares, a história e as dificuldades, para que a adaptação à nova realidade seja gradual e positiva. Para ela, é fundamental essa aproximação e acompanhamento de todos os residentes. Esse acompanhamento também é feito em conversas com os demais integrantes da equipe multidisciplinar como médicos, enfermagem, psicóloga, assistente social e, é claro, com os familiares.

Casada com Sidnei, seu “melhor amigo e incentivador”, Mirian gosta, em seus momentos de lazer, de viajar e conhecer diferentes culturas. E, é claro, de experimentar a comida local!